A taxa de rejeição dos seus visitantes quando entram no seu site pode ser influenciado por várias coisas, entre elas a qualidade do conteúdo, o excesso de publicidade ou até mesmo um mau design ou organização do conteúdo. Nos últimos tempos tenho vindo a fazer algumas alterações nos meus sites que resultaram sempre numa melhoria (descida) da taxa de rejeição e vou partilhar convosco a minha experiência para que possam ter melhores resultados com o vosso projeto.
Neste artigo eu vou usar como exemplo este mesmo site que "levou" uma mudança em quase tudo no passado mês de Abril, mudanças essas que fizeram a taxa de rejeição cair de 45% para apenas 7%, mesmo com poucas atualizações.
Cabeçalho
O cabeçalho é um espaço que não foi muito afetado pelas modificações e o que fiz foi remover o banner de publicidade que rendia pouco e substitui-lo por 3 "caixas" para subscrição do feed, twitter e facebook. Desta forma, ganhei espaço na sidebar porque antes as imagens das redes sociais estavam lá e dou mais destaque aos números de seguidores que o blog tem.
Na próxima atualização pretendo melhorar porque existem algumas coisas que podem ser removidas como aquela barra no topo que para mim está a mais.
Posts
Foi na área dos posts que perdi mais tempo porque optei por renovar todo o código desta parte. O objetivo era remover tudo o que fosse desnecessário (publicidade, linhas, espaços, cores agressivas, etc) e deixar o conteúdo bem visível. Esta é a parte mais importante de um site porque é onde está o conteúdo que os visitantes procuram.
As alterações foram as seguintes:
Homepage:
- Novo tamanho para o título e nova posição
- Novo estilo para a informação sobre o post, usando letra mais pequena
- Alteração no tamanho da imagem de destaque e adição de efeito quando passamos o rato por cima
- Resumo com mais texto e novo tipo de letra (verdana)
- Novo link para "continuar a ler" que se destaca por ter uma cor que chama a atenção no meio do branco (fundo) e preto (texto) - A parte mais importante
Página do Post:
- Novo tamanho para o título e nova posição
- Novo estilo para a informação sobre o post, usando letra mais pequena
- Remoção das ferramentas de partilha e adição da ferramenta "AddThis"
- Novo tipo de letra (verdana)
- Texto "justificado" automaticamente através de uma regra no css
- Mais espaço entre linhas e parágrafos
- Novas cores e tamanhos para as tags h1, h2, h3...
- Remoção de bordas nas imagens, adição do efeito de sombra (suave)
- Posts relacionados com mais espaço, nova organização, efeitos e cores
- Remoção de publicidade pouco rentável
De todas estas alterações destaco as alterações no texto e no link "continuar a ler" da homepage e as alterações no tipo de letra (cor, tamanho, espaços) e os posts relacionados na página do post. Só assim consegui fazer com que as pessoas lessem bem o que estava escrito e navegassem por outras páginas.
Sidebar
A sidebar foi toda renovada e acabei com os banners 125x125 porque são maus para os anunciantes. Para mim é melhor ter menos publicidade e mais bem paga e deixar o cliente mais satisfeito. Quando quero colocar algum banner para benefício próprio também tenho mais retorno, por isso acho que foi uma boa alteração. Removi as "tabs" e apenas coloquei o que acho mais importante:
- Pesquisa
- Publicidade
- Subscrição por email
- Novos artigos
- Artigos populares
- Últimos comentários
- Links (é provável que com o tempo isto também desapareça)
Optei por fazer a mesma coisa que fiz nos posts: tirar o que é desnecessário, ter espaço em branco e apenas destacar o que interessa. Aproveitei para seguir a dica do Custódio e adicionar um texto no local onde se escreve o email para subscrição de emails e usar o plugin "Popular Posts Bar Widget" para os posts populares. É um plugin pago (custa apenas 8 dólares) mas os resultados são muito positivos.
Footer
Para mim o footer (rodapé) de um site pode ser aproveitado quando se tem muita informação. As coisas menos importantes podem ser movidas da sidebar para o footer (links de parceiros por exemplo) mas como não é o caso do wptotal pensei em dividir em dois espaços: um para colocar informação sobre mim e outro para colocar uma caixa de fãs do facebook, mas com um design personalizado.
Conclusão
Um mês depois das alterações terem sido feitas, posso dizer que a noite que perdi a trabalhar valeu a pena. Passar de 47% para 7% é um resultado excelente e atenção que o site durante este período foi pouco atualizado por isso é possível que nas próximas semanas a taxa de rejeição desça ainda mais (quando um site não tem conteúdo novo, a taxa de rejeição normalmente é maior). Um printscreen do Google Analytics que comprova a descida na taxa de rejeição:
Para terminar deixo um pequeno resumo daquilo que você tem que fazer no seu site para ter uma taxa de rejeição mais baixa:
- Remova do site tudo o que não é necessário
- Use um template simples e leve
- Tenha atenção ao espaço onde fica o conteúdo, é a parte mais importante do site
- Use um tipo de letra bem visível (arial ou verdana)
- Deixe espaço entre cada linha e entre cada paragrafo
- Destaque os títulos dentro dos posts (um tamanho maior, outra cor...)
- Não deixe o post completo na homepage (é mau para a rentabilização e a taxa de rejeição - nas estatísticas - é maior)
- O link "continuar a ler" que fica na homepage tem que ser bem visível
- Lembre-se que menos publicidade pode render mais
Espero que este artigo seja útil. Tem alguma coisa a dizer? Deixe um comentário! 😉
Info: Quer adicionar código nos comentários? Por favor use as tags <pre><code> ... </code></pre>
Comentários
Sem comentários até ao momento. Seja o primeiro a comentar!