A versão 3.5 do WordPress removeu a opção que permitia fácilmente alterar a pasta onde os uploads eram guardados e o URL base de cada um desses ficheiros. Embora não fosse uma opção muito utilizada, era útil para quem prefere guardar os ficheiros numa pasta diferente da usada por omissão (wp-content/uploads) e usar um sub-domínio em vez do endereço principal do site.

Para voltar a ter esta opção no painel de administração do wordpress, podemos fazer uma pequena alteração na base de dados ou no wp-config.php... mas felizmente existe um plugin que faz essas alterações sem a necessidade de "sujarmos as mãos".

Plugin WP Original Media Path

Este plugin gratuito volta a adicionar as duas opções ao painel de administração do WordPress. Ele basicamente cria dois espaços na base de dados (banco de dados): um onde fica a informação da nova localização da pasta onde os ficheiros devem ser guardados e outro que vai conter o novo endereço base para cada ficheiro.

Instruções:

1. Instale o Plugin (WP Original Media Path)
2. Ative o Plugin (você será redirecionado para a página onde deve fazer a alteração)
3. Escolha o caminho para a pasta e o url base

Opções de Media no WordPress

4. Desative o plugin, não vai precisar mais dele

Dúvidas ou Problemas?

- O url está certo, mas as imagem não abrem.
No caso de estar a usar um sub-domínio, não se esqueça de o criar no painel de gestão do seu alojamento. Veja o nosso tutorial sobre a criação de sub-domínios.

- Agora não consigo fazer uploads.
Se o caminho para a nova pasta é válido, verifique se a pasta já existe. Se não existir, crie uma no local que escolheu no painel de administração.

Se a pasta já estiver criada, talvez seja algum problema com as permissões da pasta.

- Sou obrigado(a) a usar um sub-domínio ou pasta personalizada?
Não. A utilização de sub-domínios normalmente é apenas usado para aumentar a velocidade de carregamento das páginas. Se usar um plugin de cache, como o W3 Total Cache, pode até usar sub-domínios sem ter que fazer esta alteração.

Também não é necessário alterar o local onde os ficheiros são guardados. Faça-o apenas se preferir alterar a organização dos ficheiros ou esconder o "/wp-content/" do endereço das imagens ou se quiser ter links mais pequenos.

Esperamos que esta dica seja útil. Qualquer dúvida, deixe um comentário!