Estive a fazer um balanço dos últimos 8 meses tanto a nÃvel pessoal como nos negócios da internet. Uma das coisas que posso destacar pela negativa foi o facto de ter sido acusado por duas vezes de ter copiado ideias e até mesmo um site, de outras pessoas. Como não gosto de cometer o mesmo erro duas vezes, pensei em formas de evitar este tipo de problemas e vou expor o meu raciocÃnio publicamente, porque pode ser que sirva para outras pessoas que ainda são novas na internet.
O primeiro caso ocorreu em Dezembro e acusaram-me de ter copiado o nome e alguns posts de um site que já existia, mas que por falta de pesquisa não o conhecia. O site tinha sido comprado por mim 2 semanas antes e fui responsabilizado por coisas que não tinha feito.
A forma como o responsável pelo outro site tentou resolver o assunto não foi a melhor. Primeiro decidiu fazer vários ataques ao servidor, deixando esse site e os meus restantes offline e depois passou ao spam através dos comentários, coisa que resolvi facilmente. Só depois contactou-me, usando palavras que nao devo de colocar aqui mas que vocês sabem quais são, mas felizmente consegui "dominar" a sua raiva e depois de ter trocado cerca de 10 emails e de ter pago um valor acordado por meia dúzia de posts copiados, o problema estava resolvido e no ultimo até fui convidado para tomar um café... fiquei feliz porque o caso não foi publico, apesar de não ser culpado e de ter provas, há sempre os que não ficam convencidos da nossa inocência, por isso até acho que não foi assim tão mau.
Já o segundo caso aconteceu em Janeiro e aviso desde já que se a pessoa em questão ler este texto, o meu objectivo não e abrir feridas já bem fechadas ou difama-lo. Quero apenas tornar publico as minhas conclusões e dicas que podem servir de exemplo para outras pessoas.
Foi uma acusação que me apanhou de surpresa porque não esperava uma acusação publica vinda da pessoa em questão sem pelo menos ter falado comigo. O problema estava nas ideias que apliquei num dos meus sites que infelizmente foram quase as mesmas que essa pessoa ia aplicar no seu site e que já estavam online, num espaço que usado para fazer "testes" antes de serem aplicados no site publico.
Admito que se estivesse do outro lado poderia ter pensado a mesma coisa e ter criado dentro da minha cabeça uma teoria de "plagiação" contra mim, ainda para mais sabendo que quem supostamente tinha copiado sabia qual era o local onde eu fazia testes.
Este episódio fez-me lembrar uma confusão em que estive envolvido quando tinha 12 ou 13 anos e ainda estava na escola. Não foi nada de mais, coisas de crianças, mas ficou gravado na memória e serviu para tirar esta conclusão: As vezes é melhor não saber porque senão corremos o rico de sermos acusados de coisas que não fizemos.
Este problema foi também resolvido com a troca de alguns emails mas que como e óbvio não convencem nenhuma das partes porque cada um tinha a sua versão da historia e apesar de se dizer que está tudo bem, é claro que não está e ninguém se esquece. Desfiz as alterações e voltei a fazer novas alterações, que desta vez não coincidiram com a desse site.
Para evitar mais problemas deste tipo, vou passar a seguir estas 9 simples "regras". Não vou segui-las a risca, há excepções para tudo, servirão apenas como guia.
1. Diga o que pensa, mas com contenha-se
Um dos meus maiores defeitos e ser directo e não filtrar o que digo. Normalmente quando falo, não o faço para deixar algumas pessoas contentes. Digo o que a minha consciência acha ser mais correcto e isto trás alguns problemas.
No segundo caso, a pessoa em questão disse num dos emails que ficou com o "pé atrás" devido a uns comentários que fiz sobre o seu trabalho e hoje vejo que apesar de eu achar que tinha razão, teria ganho muito mais se estivesse calado.
A minha sugestão é que se tem o mesmo "defeito" que eu, evite entrar em discussões porque acaba por dizer sempre o que não deve. Hoje você não precisa de ninguém, mas não sabe o que é que acontece amanha. Tente ser amigo de todos porque pode vir a precisar daquele que hoje critica.
2. Tente resolver os problemas em privado
Resolver problemas em publico pode ser bom porque você consegue expor o caso a muitas pessoas e se tem mesmo razão ficará bem na fotografia. Mas também tem os seus "contras". Quem toma conhecimento pode não concordar consigo, pode ficar inseguro sobre si e aà você acaba por sair prejudicado.
O que eu faço e recomendo é que tente resolver os problemas em privado. Use o email, chats, messenger, skype, telefone, etc, mas tente sempre resolver os problemas a bem. De uma batalha acabam sempre os dois feridos, por isso evite ao máximo criar uma.
3. Evite saber dos segredos dos outros
Saber é bom e infelizmente gostamos sempre de saber das coisas em primeira mão, mas isto pode trazer-lhe alguns problemas. Vamos imaginar que você conhece uma pessoa e que ela lhe conta uma ideia de negocio e que ela sabe que você mantém boas relações com a pessoa "A". Se a pessoa "A" lembra-se de criar uma coisa igual, quem é que pode ser acusado de deslealdade? Isto e outras coisas parecidas acontecem tanto na vida online como offline, por isso digo que as vezes é mesmo melhor não saber de nada.
Isto foi um dos pontos que serviu para dar força a quem me acusou em Janeiro porque com aquela confusão toda lembrei-me de ir ver o local de testes onde o novo theme estava, porque 1 ano antes tinha-me pedido opinião sobre um novo template. Indiquei isso no email e a resposta, interpretada por mim, dizia basicamente que eu até sabia do endereço, era necessárias mais provas?
Desde então continuei a ajudar, a dar a minha opinião, mas nunca fazendo força para que isso acontece. Quanto menos eu souber, melhor.
4. Informe-se antes de ficar com responsabilidades de outros
Cada pessoa tem uma maneira de trabalhar. Uns criam coisas originais, outros copiam um pouco, outros copiam tudo e assim por diante. O problema que tive em Dezembro foi por causa de coisas que o antigo dono do site tinha feito e que eu não tinha conhecimento. A partir de agora, ao comprar um site eu:
- Vejo se existem outros sites com o mesmo nome
- Procuro sites com o mesmo design
- Uso o Google para encontrar textos copiados ou iguais
- Procuro em foruns e sites da área por opiniões sobre o site e vendedor
E mesmo assim, no mundo em que vivemos toda a segurança é pouca. Seja prudente...
5. Não acuse sem ter provas
Para fazer acusações, sejam elas publicas ou privadas, tem que ter alguma prova que comprove o que está a dizer. Imagine que você esta enganado, como e que fica no meio da historia?
Imagine que acusa publicamente um colega de cópia, mas sem ter provas. Você até que pode ter razão, mas as pessoas querem provas e se possÃvel visuais para que todos possam ver, apenas "bla bla bla" pode não funcionar.
6. Não seja mal educado nem use a força
Sou novo, tenho 19, quase 20 anos, e até agora nunca vi ninguém resolver um problema por completo usando a forca ou sendo mal educado. Se no primeiro caso eu tivesse respondido da mesma forma, ainda hoje estarÃamos a brincar aos ataques DDoS e a chamar nomes as nossas mães. Mesmo que esteja a falar em privado, mantenha a calma porque só assim consegue resolver os problemas.
7. Seja sério, muito sério
No caso que aconteceu em Janeiro, a "denuncia" foi feita num fórum português. Eu ainda não tinha respondido já tinha varias pessoas a defenderem-me e a atacarem quem me tinha feito a acusação mesmo sem saber se eu era ou não culpado. A meu ver, isto só aconteceu porque:
- Não engano ninguém, gosto de ser claro no que faço.
- Não sou santo, também copio ideias que me parecem ser boas, mas não tenho problemas de admitir que a ideia foi tirada do site X ou Y e quando o faço sou um dos primeiros a dizer o que fiz.
- Não ando em guerra com ninguém, apesar de normalmente dizer o que penso e isso criar um mau estar e degradar relações.
- No fórum em questão tenho um excelente feedback, real e não pedido - salvo 1 ou 2 excepções - porque quando faço uma coisa sou sério e isso faz com que as pessoas tenham confiança em nós.
- Estou a 3 anos na internet e só tive estes 2 "grandes" problemas, os restantes acabei com eles antes de sequer se tornarem problemas.
- Se erro admito e não entro em negação.
- Não gosto de me rotular de blogger ou webmaster, não gosto de dizer que sou melhor que os outros e que o meu trabalho é melhor e isso ajuda nestes casos. Se você conhece alguém que se acha o melhor que todos, provavelmente vai reagir de uma má forma quando essa pessoa tiver problemas...
É preciso lembrar que eu não sou uma pessoa exemplar, eu errei e continuo a errar, mas felizmente com o tempo vamos aprendendo a fazer as coisas de outra forma. Todas as pessoas têm um lado negro e eu não sou excepção.
Eu tenho tido bons resultados ao fazer o que indiquei em cima. Com o tempo você será respeitado e quando precisar, irão defende-lo mesmo que você seja culpado. É sempre bom ter mais do que uma pessoa do seu lado quando temos problemas.
8. Evite fazer coisas que o façam copiar
Eu era um grande fã e seguidor do trabalho que a pessoa que me acusou em Janeiro fazia. Visitava os seus sites todos os dias, seguia as dicas que dava, etc, mas depois decidi mudar de rumo. Saà das newsletters e removi os feeds e parei de seguir atentamente o que ele fazia. Devo de dizer que foi a melhor coisa que fiz, porque passei a desenvolver as ideias sozinho, com timings totalmente diferentes e passei a aproveitar o tempo que perdia para investir em mim.
Apesar de ser uma coisa que todos nós sabemos, é bom relembrar que devemos de ter várias fontes de opinião. Se seguem apenas 1 pessoa, acabam por ver apenas 1 lado da história. Ao seguirem várias vão conseguir:
- Ter várias opiniões sobre o mesmo assunto.
- Ter várias ideias e ter a oportunidade de criar a sua própria ideia com o melhor de todas as outras mais ou seu cunho pessoal.
- Evita e muito que você copie tudo ou a maior parte do que uma pessoa faz. Mais opiniões = mais ideias diferentes = mais possibilidade de surgirem ideias originais.
9. Se errou admita logo o erro
Quando se erra devemos de admitir, tentar resolver os dados causados e melhorar no futuro. Eu tenho assistido a alguns casos públicos que comprovam que estou certo. A maioria são pessoas novas e sem experiência e que quando fazem algo errado optam por mentir e teimarem que têm razão. Só piora o problema, se for em público ainda é pior porque qualquer pessoa que esteja atento não vai querer fazer negócios consigo, vai haver sempre um mau estar.
Se não tem razão diga-o, seja frontal, não tenha medo e não negue. Como se costuma dizer em Portugal, agarre o touro pelos cornos e não fuja dele. Pior do que está não deve de ficar.
10. Simplesmente não copie
Não seria correcto fazer um artigo sem dizer que não deve de copiar. Seja uma ideia, um projecto, um texto, etc. Informe-se, aprenda e depois diga ou escreva o que aprendeu. Só assim é que poderá ser original.
Conclusão
Depois de ter perdido várias horas a pensar em tudo o que se passou e de já ser quase 4 da manha no momento em que acabo de escrever este texto, acho que valeu a pena, pelo menos identifiquei alguns pontos onde fiz mal as coisas e vou tentar corrigir isso no futuro.
Gostaria de aproveitar para pedir desculpa as duas pessoas que fizeram as acusações contra mim porque sei que visitam este site de vez em quanto. O objectivo não é dizer mal de ninguém ou fazer-se de coitado, mas sim tentar alertar os menos experientes para coisas que podem vir a acontecer tanto na internet como na vida do dia-a-dia.
As vossas opiniões são sempre bem vindas, principalmente quando se trata de conclusões pessoais. É sempre bom ver outras ideias, porque nós também podemos estar errados.
Até breve! 🙂
Info: Quer adicionar código nos comentários? Por favor use as tags <pre><code> ... </code></pre>
Comentários
Sem comentários até ao momento. Seja o primeiro a comentar!